13 de fevereiro de 2012

Listen to your heart...

Na sexta-feira que passou agora, eu tava conversando com uma amiga e ela me fez uma pergunta profunda, que eu achei que seria complicada de responder, mas que em menos de 10 segundos me veio a resposta... Ela me perguntou a melhor coisa que eu aprendi com a maternidade. Pergunta de prova, né? Aliás, de concurso, que é muito mais difícil... E a resposta não poderia ser mais simples (e mais clichê, diga-se de passagem): aprendi a ouvir meu coração!

Quando a gente engravida ouve muita coisa, desde "se tiver muita azia na gravidez é sinal de que o nenê vai nascer cabeludo" até "tem que tomar suco de laranja da terra todo dia em jejum pra não inchar". Tem "de um tudo"! E é cada coisa que a gente ouve... Depois que a gravidez passa e o nenê nasce, a gente tem a ilusão de que as coisas vão melhorar, mas é aí que o festival de opiniões que ninguém pediu realmente começa... É um tal de tem que fazer isso e tem que fazer aquilo, que não acaba nunca mais na vida... E se der corda o negócio desembesta de vez!

No início eu me irritava profundamente com esse tipo de coisa. Escutava a opinião da fulana e fazia cara de paisagem pra não transparecer o quanto eu estava A-DO-RAN-DO ouvir tudo aquilo. Quem é que gosta de ter um filho e ficar ouvindo que ele tá chorando porque com certeza é fome, porque é cólica, porque tá com calor, porque tá com frio, porque tá com a fralda suja e blá blá blá? O que me deixava P da vida é que quem cuidava do meu filho era eu, então nada mais justo do que eu entender os chorinhos dele e saber o motivo, certo? Mas nessas horas ninguém quer saber de nada, só quer saber de meter o bedelho onde não é chamada... :P

Mas foi aí que as coisas mudaram... Resolvi que não podia me estressar com aquilo, afinal, se as pessoas estavam dando suas opiniões, é porque tinham experiência no assunto, coisa que muito me faltava, já que sou mãe de 1ª viagem. Vi que as pessoas não faziam aquilo pra me aborrecer, muito pelo contrário, elas queriam me ajudar, pois já tinham vivenciado a maternidade e, querendo ou não, sabiam bem mais do que eu. Então decidi que ao invés de ficar emburrada e "fazer ouvidos mouros" para as opiniões alheias eu ia começar a fazer o que deveria ter feito desde o começo: OUVIR.

Porém, ouvir o que os outros têm a dizer não quer dizer que você vá seguir o que está sendo dito, e foi aí que eu aprendi a minha grande lição. Aprendi que posso sim escutar as opiniões das pessoas, mas quem sabe o que é melhor pro meu filho sou eu. Aprendi que acima de qualquer opinião, a principal, que eu jamais posso deixar de ouvir, é a do meu coração. Aprendi que a experiência alheia ajuda sim, e muito, mas NADA substitui o bom e velho instinto materno.

E essa é a melhor dica que eu posso deixar pra mamães de 1ª viagem como eu: aprendam a ouvir sim os outros, mas acima de tudo, aprendam a ouvir o coração de vocês, pois esse não se engana JAMAIS! ;)

3 comentários:

  1. É isso ai KK! Essa é a grande lição da maternidade, aprender a ouvir e seguir nossos instintos maternos.

    Lindo texto!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Sei como é amor, mas é isso mesmo, vivendo e aprendendo.
    AMO VOCES
    Beijos

    ResponderExcluir