17 de janeiro de 2012

O meu ciúme... Ciúme de você...

Quem me conhece sabe que eu sou um poço sem fundo de ciúmes... Tenho ciúmes do marido (que quando era namorado sofreu MUITO na minha mão por causa disso), da minha mãe, do meu pai, da minha madrasta, dos meus irmãos, das minhas roupas, dos meus livros, da minha coleção de adesivos, enfim, de TUDO! Adivinhem qual é minha mais nova "doença"? Quem gritou Moisés, acertou! :P

Vocês lembram da Operação Babá, certo? Pois é, essa operação deu muito certo por aqui... Moisés não só já se acostumou com a babá, como também já criou afeição por ela... Menino carinhoso é assim mesmo, e ele é SUPER carinhoso! Daquele tipo de criança que é capaz de ficar deitadinha de bruços na cama só esperando a gente encher as costas dele de beijos... E ele também adora encher a gente de "beijos". Pega o nosso cabelo com toda delicadeza do mundo (pra não dizer o contrário), puxa o nosso rosto pra pertinho do dele, abre a boca e dá aqueeeeeeeeele beijo lambido e bem melado na nossa bochecha! Mamãe zumbi se derrete quando ele faz isso! O problema é que ele quer fazer com todo mundo...


Mas voltando à babá, o pequenino se afeiçoou tanto à ela, que agora ele chora quando ela vai embora. E chora mesmo que esteja no meu colo. Até semana passada isso não acontecia. Ele gostava dela, mas nunca tinha chorado pra ir com ela estando no meu colo... Até que num belo final de tarde, depois que ela foi lá no quarto se despedir de nós, ele abriu o berreiro quando ela virou as costas pra sair. E meu coração ficou pequeno! Mil coisas passaram pela minha cabeça... Será que eu tô sendo uma boa mãe? Será que tô cuidando dele direito? Será que tô sendo ausente? Apesar de trabalhar em casa e passar um bom tempo com ele durante o dia, ainda assim já não fico tanto com ele quanto antes, e nem posso, pois tenho que trabalhar. E o bichinho do ciúme entrou em ação com força, se tornou um bichão, quase fico doida achando mil e uma coisas sobre o que eu tava fazendo de errado pra ele preferir ficar com a babá...


Aí eu resolvi me acalmar, parar pra pensar e vi que tava fazendo tempestade em copo d'água. Tudo culpa do ciúme! É MUITO normal hoje em dia a gente ver crianças afeiçoadas às suas babás, e é até bom que isso aconteça, pois é sinal de que estão sendo bem tratadas. Hoje o papel da mulher no mercado de trabalho é muito importante e é difícil ver uma família onde a mulher não contribua com o orçamento familiar, então muitas delas têm que aprender a confiar nas babás e deixar seus pimpolhos em casa em prol do trabalho. E é aí que as crianças acabam se afeiçoando às babás, que se tornam parte importante da vida delas. Percebi que se o Moisés se apegou à babá é porque ela está cuidando direitinho dele, dando carinho, brincando, passeando, enfim, tratando dele como toda babá deve tratar de uma criança: com carinho e dedicação.

E foi aí que percebi que não posso ficar dando ouvidos ao meu ciúme, pois não sou uma mãe ausente, muito pelo contrário! Tenho o privilégio de estar ao lado do meu filho durante o dia (coisa que muitas mães não têm) e, apesar de ter babá, há certas coisas que só eu faço pro meu filho. Além disso, ele é só um bebê, mas sabe quem é a mãezinha dele, disso eu tenho certeza. Ela é a babá, mas eu sempre serei a mãe e faço questão de representar muito bem o meu papel na vida do meu filhote!

10 comentários:

  1. Karla,

    Isso é normal. Normal o bebê chorar quando a babá vai embora. E normal a gente sentir ciúmes.

    Mas te falo uma coisa boa: vai passar! Ele uma hora vai se acostumar com ela indo embora e vai parar de chorar!

    Antes o Guilherme também chorava quando a babá ia embora. Mas eu não sentia ciúmes porque ele ficava na casa da minha mãe e quando ela saía, por volta de 18:00 eu ainda não tinha chegado (chego na casa da minha mãe umas 18:30~18:40, pois sempre chego depois por volta de 8:30 e faço 2 horas de almoço). Achava que se eu estivesse ali, ele não ia chorar.

    Sábado ela vai embora às 15:00, qdo ele já estava dormindo, por isso nunca tinha visto acontecer.

    Até que um dia cheguei mais cedo, ele ficou todo feliz em me ver e na hora que ela foi embora, começou a chorar!!!

    Fiquei arrasada e super encucada!!!

    Principalmente porque ele nunca chorou qdo saio pra trabalhar!!!

    Mas aí respirei fundo e pensei que não conheço ninguém (só na ficção mesmo e olhe lá) que prefira a antiga babá do que a mãe. A mãe pode ser até desligada e a babá afetuosa, mas sempre vai preferir a mãe.

    Como sei que eu sou (e você tb) uma excelente mãe, resolvi me acalmar e observar... pois o tempo passou e ele se acostumou que ela vai embora e NUNCA mais chorou! :-)

    Recentemente chorou pq estava brincando na casa da minha irmã e não quis ir, quis ficar com minha mãe, mas eu sabia que o motivo real era brincar c/ o primo então não senti nada...

    Agora que já está maiozinho, a gente percebe que ele também começa a perceber que nós 3 somos uma família... vocês vão perceber também...Não sei explicar, mas sei que ele já sabe que somos uma família! :-)

    ResponderExcluir
  2. Ah... qdo decidimos viajar só nós 3 e vou aproveitar pra adiantar 10 dias de férias pra babá, confesso que fico pensando que será ótimo ele ficar uns dias afastado dela, só com a gente...

    Ou seja... um pinguinho de ciúmes ainda persiste... ;-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhauhauahua... Não tem como, né? Um pinguinho de ciúmes a gente sempre sente ;)

      Mas obrigada pelo teu depoimento, amiga... Tu, como sempre, me acalmas com as tuas experiências, que quase sempre são bem semelhantes às minhas ;)

      Excluir
  3. Cruel este ciúme, eu também tenho quando ele não chora por mim como chorava antes mas chora por ela eheheehhehehe

    Mas é normal e é tudo isso que vocês falaram mesmo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qdo se trata do Moisés, vc é mais ciumento que eu, amor, pois tem ciúmes até de mim com ele... hauhauhauhauhauahuahuahauhau...

      TE AMO MUITO!

      Excluir
  4. Oi Karla, mãe é nota 10, insubstitutível! Agora, se for pra substituir por um tempinho, vale a tabela: pela avó é 9, babá é 7, tio sacana é 5 e TV é zero! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hauhauhauhauahuahuahauhauhau... Ai Fernando, só tu mesmo, olha... :P

      Moisés tá levando nota 7 direto então, pq com os avós ele não fica (eles são ocupados :P )

      Excluir
  5. Lá vem a mãe cabeça fria falar. Taí, não tenho ciúme da Gigia, nunca me vi tendo ciúme dela (nem do Júlio eu tenho, rs - só não gostava de uma pequenazinha que fazia brincadeiras sem nexo, mas isso foi no comecinho do casamento, pura insegurança mesmo!).

    Voltando ao assunto babá. Você e o Neto devem lembrar que a Gigia no aniversário de 1 ano chorou quando veio pro nosso colo (na hora dos parabéns) e só ficou com a babá né? Encaro isso numa boa, de verdade. Eu gosto dela grudadinha comigo, o máximo de tempo que puder, mas tb prezo muito pelo meu tempo com o marido, sozinha (com meus pensamentos e botões).

    Lembro a primeira vez que sai pra trabalhar e a Gigia ainda tinha 3 meses. Senti uma dor de deixar ela em casa, mas sabia que era pro bem dela (e pro meu tb). Hoje optei por trabalhar em casa, para acompanhar a pequenazinha de perto. Adoro isso, mas mesmo assim ainda preciso de alguém que fique com ela, caso contrário eu não consigo terminar nem 5% do que estou fazendo porque é "MÃE..." o dia inteirinho!

    Você é uma excelente mãe pro Moisés, desencana com isso e vá ser feliz! Bjocas miga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô trabalhando nisso, amiga... Te juro que tô trabalhando... Um dia vou conseguir desencanar td que eu tenho pra desencanar, vais ver ;)

      Valeu pela força \o/

      Excluir