15 de dezembro de 2011

Lactose FREE

Pensem num mundo onde não existe sorvete, brigadeiro, cupcake (agora tá na moda), macarrão e nada, eu disse NADA, que venha da vaca. Pensaram? Pois é nesse mundo que eu tô vivendo temporariamente.

A gente cresce ouvindo aquela expressão "o que uma mãe não faz por um filho?", mas não acha que seja verdade absoluta, até que aconteça com a gente... Incrível como só damos crédito pras crendices populares quando acontece conosco, né? Mas isso é assunto pra um outro post.

Enfim, voltando ao assunto "os sacrifícios sem fim de uma mãe", depois de mais de 1 mês em estado de semi-desespero achando que meu pequenino tinha uma bactéria ultra-resistente, que não era curada nem depois de 2 vidros de Bactrim, descobrimos que a tal bactéria era na verdade uma alergia profunda às proteinas do leite. Não, não é intolerância à lactose, o pediatra fez questão de explicar. Intolerância é quando você come alguma coisa que contenha lactose, bate aquela ziquizira e você sai correndo pro banheiro (se é que vocês me entendem). Alergia às proteínas do leite é um "cadinho" mais sério. Pra resumir a ópera, Moisés não pode comer nada, eu disse NADA (de novo), que tenha a mínima relação com a lindona da vaca, nem mesmo carne vermelha.

E é aí que entra o sacrifício da mamãe gansa (vulgo Karla Dantas). Como ele ainda está mamando no peito e tudo que eu como passa pro leite, tive que cortar absolutamente tudo que pudesse fazer mal pra ele. Tô me sentindo aquelas pessoas chatas e doentes, que vivem lendo rótulo e perguntando "do que é feito" onde quer que vá. Até na padaria é essa novela. Chega a minha vez na fila, mas eu só posso pedir meu carequinha de todos os dias depois de confirmar com o padeiro que a massa não levou leite. É mole? E o pior é que nem a minha sagrada manteiguinha eu posso passar no bendito pão!

Aí você pode pensar: "Mas cortar leite e derivados é super fácil. Não sei porque ela tá dizendo que é um sacrifício". Então vai ficar sem comer macarrão, carne vermelha, farofa (só pode ser for feita com margarina sem lactose, que não fica a mesma coisa nem em pensamento), o biscoito que você ama, suas sobremesas gostosas, seu café com leite matinal, etc. etc. etc.

Eu poderia simplesmente cortar o leite do peito e dar leite artificial sem lactose pro meu filho, mas não acho que um outro leite vá dar o que ele precisa no momento. Ele já fez 6 meses, já tá comendo outras coisas (e adorando), mas não me sinto preparada AINDA pra passar pra um outro tipo de amamentação. Talvez no próximo ano eu consiga me desvencilhar um pouco mais e tenha coragem de tomar a decisão de dar somente leite artificial pra ele, mas por enquanto prefiro ver meu filho feliz e risonho toda vez que chega a hora de mamar.

É por isso que eu digo e repito: O que uma mãe não faz por um filho?

6 comentários:

  1. Realmente amiga, nós mães fazemos vários sacrifícios pelos nossos filhos. Pelo menos o Moisés está diagnosticado e vocês seguindo as recomendações médicas, logo, logo ele estará bem e você poderá voltar a comer todas as coisas que tem vontade sem correr pro rótulo.

    Bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Poxa Karla.. Isso de alergia é mesmo muito chato... :-(

    Tenho uma amiga que o filho também tem alergia severa à proteína do leite. E o caso dele é BEM grave. Durante um tempo só podia tomar um leite caríssimo dado pelo governo e comer carne de rã... Agora tem 2 anos e está melhor, já come outras coisas, já mudou o leite, mas ainda não come tudo. Mas está evoluindo pra isso.

    O Guilherme tem alergia à mofo, ácaro, poeira, cheiro forte... Geralmente é só uma coriza ou uma tossezinha (quase todo dia tem um desses dois sintomas).

    O problema é quando o peito enche de secreção. Aì é cruel.. Xarope, medicação mais forte e aerossol 3x ao dia durante 7 dias. E o pior: toda uma preocupação de não deixar evoluit pra pneumonia, já que peito cheio por muito tempo leva a isso.

    Teve uma época que TODO mês esse menino fazia aerossol, às vezes 2 vezes no mês (por isso demorou tanto pra ir pra piscina, já q se pegasse uma gripezinha ou bactéria qualquer com peito cheio, podia virar peneumonia. E tb por isso dormiu tanto etmpo no nosso quarto, já que nas crises tossia MUITO, dormia tossindo e eu tinha medo dele se engasgar).

    Nós fomos numa alergista e ele começou um tratamento sério, toma um remédio caro e vai tomar por vários meses ainda... Mas há 3 meses que ele não tem nada sério (só mesmo uma coriza ou tosse, mas nunca passa disso)! E isso pra gente é um alívio.

    Mas é isso mesmo... A frase mais velha e clichê da história é a mais verdadeira... "Ser mãe é padecer no paraíso"! ;-)

    ResponderExcluir
  3. --> O meu alívio é saber que a gente sofre, mas eles estão felizes da vida, sem saber de nada!!! :-)

    ResponderExcluir
  4. Pois é Roberta, a gastropediatra passou o leite carão pro Moisés tomar, mas ainda não tive coragem de comprar, não só pelo preço, mas pq ela disse que o gosto é ruim e como ele já tá maiorzinho é mais dificil de se adaptar... Mas vou comprar sim, pois logo logo já vai estar na hora dele largar o peito de vez.

    É chato isso de alergia, né? Moisés tem historico genético disso... Eu tive alergia a tudo que ele tá apresentando qdo era bebê... Lactose, picada de inseto (mas em proporções menores que as dele).

    Mas é isso... é aceitar, tratar e seguir em frente, com a certeza de que eles nem sabe o que se passa e seguem felizes da vida, sempre sorrindo :)

    ResponderExcluir
  5. Mais um excelente post, sempre soube quão bem você escrevia, mas agora to vendo isso mais completo.

    E realmente é um grande sacrifício e por estas e outras que eu LHE AMO MUITO!!!

    Moisés já está curado, é só uma fase. Fé em Deus, pois ele é MAIS que Fiel :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Karla,

    A gente também imaginava que o Guilherme poderia ser alérgico. Quando ambos os pais são alérgicos, a probabilidade do filho também ser é enorme!

    Eu tive MUITA coriza quando era criança até na época da faculdade. Ainda tenho, mas bem mais leve. O João teve asma quando criança e até hoje tem rinite forte.

    O tratamento que ele faz é justamente para que não evolua pra asma.

    ResponderExcluir