22 de dezembro de 2011

Balanço de 2011

Todo final de ano costumo parar pra pensar no que aconteceu durante o ano que terminou. Não que isso vá mudar o que já passou, mas é legal fazer um balanço de tudo que aconteceu e ver o que consegui aproveitar de determinadas situações. As maiores lições da vida, na minha opinião, são aprendidas assim, repensando atitudes, palavras e fatos cotidianos.

O ano de 2011 foi MUITO especial pra mim, em váááááááários sentidos. E foi o ano mais louco da minha vida também! Comecei o ano grávida, tive o Moisés no meio do ano e daí pra frente foi uma montanha-russa de emoções. Me descabelei, chorei, ri, me estressei horrores... Aprendi o que é o tal "amor incondicional de mãe" e sofri pra aprender a lidar com ele (ainda estou aprendendo). Quando se é mãe de 1ª viagem, a gente não sabe muito bem o que fazer com esse novo sentimento, que vem como uma avalanche... Ele simplesmente acontece e não sabemos o que pensar e como agir. É difícil usar a razão quando somos pura emoção!

Esse ano de 2011 também representou um marco no meu casamento. Quando um casal decide que é hora de ter um filho, é preciso estar muito bem preparado. Não é à toa que a gente vê tanto casal se separando por aí logo depois que o filho vem ao mundo. É muito difícil manter a chama acesa quando tudo que você pensa, 24h por dia, é no bebê que tá chorando, que tá com gases, que quer mamar, que não quer dormir, que quer dormir, e por aí vai... É preciso que o casal se dê um tempo, e MUITO apoio, pra assimilar uma mudança tão drástica na relação. Agora o casal tem outra pessoinha pra se preocupar, que depende única e exclusivamente deles, e isso pode ser muito estressante algumas vezes... Isso sem contar que a mulher está cheia de hormônios do pós-parto pra lidar. Como fazer a relação sobreviver a isso? Vou dizer como: com muito, mas MUITO, amor e compreensão. Nem sempre é fácil, mas o amor e a amizade ainda são o melhor meio pra vencer isso. É clichê, mas é verdade.

Nesse ano que está acabando, minha vida deu uma guinada de 360°! Nunca tinha passado por uma transformação interior tão grande! Deixei de ser menina (sim, porque mesmo com quase 29 anos na cara sempre me considerei meio "adolescente") e me tornei uma mãe, uma pessoa completamente diferente, uma pessoa melhor. Meu filho foi meu maior presente esse ano e meu marido se revelou a melhor pessoa do mundo (o que eu já achava que ela era, mas esse ano eu  tive a comprovação). Se existe no mundo uma pessoa grata a Deus por 2011, esse alguém sou eu.

Pra todos vocês, amigos, familiares e leitores do blog, só posso desejar um Natal maravilhoso e cheio de bênçãos! E que o ano que vem seja tão maravilhoso como esse que passou...


6 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau! Um filho muda T-U-D-O!!

    É uma grande mudança na rotina de um casal, é muito hormônio, é muita cobrança da sociedade em cima de nós (as mães) para que sejamos perfeitas, lindas, cheirosas e sempre sejamos exemplo de acertos e coisas boas e fofinhas! EPA! Mas há um ser humano aí também. Que chora, ri, se desespera, pede 'pira paz não quero mais'...ser mãe é também ser humana.

    Temos nossos limites e isso só aprendemos quando desistimos de ser a mulher maravilha das mães e passamos a ser simplesmente uma pessoa que pode errar (e acertar) mas que faz tudo com muito, muito amor!

    E tudo que você falou sobre FILHOS e RELACIONAMENTO é completamente verídico. Total apoiada amiga!

    ResponderExcluir
  2. E realmente, melhor presente que nossos filhos, o que poderia ser?

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que quando não existe um relacionamento sólido, com amor e respeito, um filho pode piorar ainda mais o relacionamento. Aquele papo de "vamos ter um filho pra salvar o casamento" é o maior papo furado que existe.

    Mas quando isso já existe, um filho só faz aumentar e solidificar ainda mais o amor!!! :-)

    E com certeza, é o melhor presente de todos!!! :-)

    E um Feliz Natal maravilhoso para vocês!!! :-)

    ResponderExcluir
  4. Ai... quase que eu choro... Super me identifiquei!

    ResponderExcluir
  5. Eu chorei :)
    Este ano de 2011 foi MUITO ABENÇOADO e MUITO FELIZ, e ainda não acabou.

    E você mostrou sera a mãe que eu sempre sonhei para meus filhos e a esposa que eu sempre sonhei pra mim.

    AMO MUITO VOCÊS!!!
    Beijos

    ResponderExcluir